segunda-feira, 15 de julho de 2013

Após um tempo ausente, volto a escrever sobre maquinas de café. Volto também a comentar sobre a escolha do café que vai ser usado em sua máquina, pois estou consertando muitas maquinas cujo os defeitos foram causado pelos grãos do café mal escolhido. Sempre usar um café especial mara máquinas, pois alem de conservar a mesma, vai ter um café cremoso encorpado e delicioso.
Portanto vamos escolher melhor o café que vai ser utilizado por vossas maquinas especiais, assim teremos um bom café, e uma boa maquina por mais tempo, de preferencia aos café gourmet, pois esses são próprios para maquinas de café, e não soltaram cascas, pedaços de madeiras etc.
Trago aqui um pouquinho de um dos melhores cafés que se tem no mercado, achei essa historinha do café jacu enquanto estava navegando pela internet.

Café é feito com fezes do Jacu, ave semelhante à galinha

por Fábio Paschoal em 13 de abril de 2012

Jacu (Penelope sp) - Foto de Eurico Zimbres/ Wikimedia Commons
jacu (Penelope sp.) é o principal responsável pela produção do jacu bird coffee (café do jacu), considerado um dos melhores cafés do Brasil. A ave, semelhante à galinha, era um problema para a Fazenda Camocim, localizada na região da Pedra Azul (Espírito Santo), próxima a uma mancha de Mata Atlântica. Os jacus, invadiam a plantação para se alimentar dos melhores frutos do cafezal. O transtorno era tão grande que os proprietários pediram autorização do governo para controlar a população dos animais.
Foi então que os fazendeiros ouviram a história do kopi luwak, o café mais caro do mundo, produzido na Indonésia a partir dos grãos colhidos das fezes da civeta (Paradoxurus hermaphroditus), uma espécie de carnívoro.

Civeta (Paradoxurus hermaphroditus) - Foto de Tigrou Meow/ Wikimedia Commons
O segredo está na “etapa especial” de fermentação das sementes, que acontece dentro do sistema digestivo do animal. Esse processo transforma as propriedades do café e lhe confere um sabor único. Mas a coleta das sementes é complicada: é preciso pegar as fezes do bichinho e lavar os grãos antes de torrá-los.

Pode parecer pé de moleque, mas são as fezes do jacu - Foto de divulgação
A partir daí surgiu a ideia de fabricar o jacu bird coffee, que se tornou reconhecido internacionalmente. A produção é direcionada para a exportação, porém o café do jacu pode ser encontrado em algumas lojas do Brasil.
Os amantes do café podem experimentar essa excentricidade em Santos, no Museu do Café. Se gostar da iguaria, prepare o seu bolso: 250 gramas de jacu bird coffee podem custar mais de R$ 100!
Jacu Bird Coffee, produzido na Fazenda Camocim - Foto de divulgação
Jacu Bird Coffee, produzido na Fazenda Camocim - Foto de divulgação

Um comentário:

  1. Muito útil e interessante o conteúdo do seu blogue, Marco! Era mesmo do que eu estava à procura, espero que venham aí mais posts.:)

    Abraço,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderExcluir